Postagens

Mostrando postagens de abril, 2017

Uma demonologia bíblica

Um dos grandes mistérios da teologia judaico-cristã é a existência do mal, porque Deus permitiu o seu surgimento e existência, os detalhes sobre a sua origem. Dois fatos, porém, são claros: ele existe e ele será derrotado. Textos como os de Ez. 28,12 – 15 e Lc.10,18 indicam que houve uma rebelião liderada por um anjo de luz (lúcifer), que, exercendo o seu livre arbítrio, optou pelo não-bem e pela ruptura de comunhão contra o Criador. Deus cria um lugar-estado (inferno) e para lá os lança (II Pe. 2,4). O chefe desses anjos caídos é denominado de lúcifer ou satanás (hebraico = adversário), recebendo outros, como: belzebu, belial, o maligno, o príncipe deste mundo, diabo (grego = instigador, acusador). Satanás lidera os demônios que: 1. São seres espirituais com personalidade e inteligência. Como súditos de satanás, inimigos de Deus e dos seres humanos (Mt.12,43 – 45); 2. São malignos, destrutivos e estão sob a autoridade de Satanás. 3. São numerosos (Mc. 5,9; Ap. 12,41).

Demonologia Católica 101

Imagem
Crux Sacra Sit Mihi Lux/Non Draco Sit Mihi Dux Vade Retro Sátana/Nunquam Suade Mihi Vana  Sunt Mala Quae Libas/Ipse Venena Bibas --------------------------------------- A Cruz Sagrada seja a minha luz / Não seja o dragão o meu guia. Retira-te, Satanás / Nunca me aconselhes coisas vãs. É mal o que tu me ofereces / Bebe tu mesmo os teus venenos. - São Bento de Núrsia   O Catolicismo talvez seja o maior saco de pancadas da história das religiões - não que não tenha dado motivos para isso. Cruzadas, Inquisição e flertes contínuos com o poder olítico fizeram da Igreja Romana o alvo preferido tanto por parte dos ateus que a acusam de inventar o assustador mito do Diabo quanto por outras denominações cristãs que a acusam de servir a este mesmo ser do mal. Some a isto o fato de que a maior parte dos católicos sequer conhece os ensinamentos oficiais de sua própria Igreja e entenderá porque Hollywood sempre escolhe um Padre para contar suas histórias sobre o Capeta.

Quais são os sete líderes do Inferno, segundo a demonologia?

Imagem
Segundo teorias demonologistas, estes são os líderes do Inferno (e causadores dos sete pecados capitais) As ilustrações desta matéria são inspiradas na obra  Dicttionaire Infernal , publicada em 1818, e que traz descrições e desenhos de 69 demônios. Belzebu Em 1589,  o  teólogo e bispo alemão Peter Binsfield associou cada  demônio  a um pecado. Este aqui causaria a  gula . Sua imagem veio  do  deus da fertilidade Baal, idolatrado pelos cananeus, mas considerado um falso ídolo pelos cristãos. Textos de 1613  do  inquisidor francês Sebastien Michaelis, porém,  o  consideram a origem  do  orgulho. Mamon O  nome é aramaico e significa “riqueza”. Não por acaso, Binsfield  o  remete à  avareza . Aparece em dois Evangelhos, de Lucas e Mateus. Neste último, é citado no versículo “Você não pode servir a Deus e a Mamon”, também traduzido, algumas vezes, como “Você não pode servir a Deus e ao dinheiro”. Não é mencionado por Michaelis. Azazel Binsfield dizia que es